Acções de Cooperação Interinstitucional e Internacional


 

Cabe igualmente destacar o esforço que tem vindo a ser realizado pelo CCHS em prol da promoção de uma política de Intercâmbio Científico, com vista a aprofundar as relações inter-institucionais com estruturas de investigação nacionais e estrangeiras. Tal política encontra-se expressa na colaboração realizada no âmbito de vários projectos de investigação, entre o CCHS e vários Departamentos da Universidade do Minho e de outras Universidades portuguesas, bem como com Departamentos de Universidades estrangeiras.

 

Do mesmo modo, tem sido incentivado o estreitamento da relação Universidade / Meio, através da colaboração dos investigadores do CCHS em projectos relacionados com o desenvolvimento da região e com os seus problemas específicos.

 

Linha de acção de História


No domínio da Arqueologia destaca-se a colaboração com:

. Faculdade de Farmácia da Universidade de Santiago de Compostela;

. Universidade de Bordéus I

. Departamento de Ciências da Terra da U. Minho

. Departamento de Informática da U. Minho

. Instituto de Tecnologia Nuclear

 

No domínio da História Moderna encontram-se em desenvolvimento vários projectos interinstitucionais e internacionais, designadamente:

. "As Misericórdias: oligarquias e práticas de assistência na sociedade portuguesa tradicional", da responsabilidade de Isabel dos Guimarães Sá.

 

. "A indústria da seda em Portugal (séculos XIX-XX)", da responsabilidade de José Manuel Cordeiro, projecto do Concelho da Europa intitulado"Itinerários Culturais Europeus - As Rotas da Seda".

 

 

Linha de acção de Sociologia / Antropologia


No âmbito desta linha de acção assinala-se a colaboração de vários investigadores em projectos interdisciplinares, interinstitucionais e alguns internacionais, designadamente:

. "Realização e Inserção sócio-profissional "O Girassol", projecto no quadro do programa HORIZON, em colaboração com o Departamento de Psiquiatria do Hospital de S. Marcos de Braga, no qual colaboram Maria Engrácia Leandro e Carlos Veiga. (Em fase de aprovação).

."Plano Estratégico de Desenvolvimento do vale do Ave", coordenado por investigadores da Escola de Economia e Gestão e que conta com a colaboração de Joel Augusto Barbosa Felizes, José Fernando Pinheiro Neves, Manuel Carlos da Silva e Miguel Sopas Bandeira do CCHS.

. "A prostituição no Norte de Portugal", projecto no quadro do Programa INTERREG, em colaboração com a Universidade de Vigo, que terá como coordenador pela parte portuguesa Manuel Carlos F. da Silva do CCHS.

. "As pequenas e médias empresas no Norte de Portugal - identidades e racionalidades", em colaboração com investigadores da Comunicação Social e da Universidade de Coimbra. Colaboram neste projecto José Pinheiro Neves e Ivo Manuel Pontes.

. " Famílias em reinstalação no Minho: uma nova fase da trajectória migratória", projecto interdisciplinal e interinstitucional, coordenado por Maria Engrácia Leandro.

. "Medicina familiar: representações sociais, estilos de vida, atitudes e comportamentos perante a saúde e a doença dos utentes dos Centros de saúde", coordenado por Maria Engrácia Leandro e apoiado pela Fundação Cacilda Bastos.

 

 

Linha de acção de Ciências da Comunicação


Os investigadores integrados nesta linha de acção participam em projectos de âmbito nacional e internacional, que se inserem nalgumas das temáticas científicas em desenvolvimento. Alguns exemplos:

. "As pequenas e médias empresas no NO de Portugal", no qual participam Moisés de Lemos Martins e Maria Helena Gonçalves, em colaboração com a Universidade de Coimbra e investigadores de Sociologia

. "Les Herós nationaux, construction et déconstruction", europeu e transdisciplinar, no qual colabora o Doutor Moisés de Lemos Martins.

. "Modelos de Comunicação nas empresas portuguesas e espanholas na pesrpectiva da cultura das organizações", projecto de cooperação Luso-espanhola, financiado pelo CRUP, no qual colabora o Doutor Moisés de Lemos Martins.

. "ICONS - International Communication and Negotiation Simulation", no qual particiapam Anabela Carvalho e Felisbela Lopes do CCHS.